sábado, setembro 17, 2005

 

Entrevista com Faiane de Souza Melo



Nome: Fabiane de Souza MeloData de nascimento: Julho 17, 1972
Bagé? Morei até os 15 anos com meus pais, na Av. Tupy Silveira, perto dos apartamentos do Bela Itália, estudei no Auxiliadora.
Onde você mora atualmente?Em Carbondale, Illinois nos EUA, cidade universitária, pequena, tudo é perto e barato, todos os finais de semana vou para Saint Louis visitar a minha irmã e os meus sobrinhos.
Como foi a adaptação? Difícil. Como resolvi ficar nos EUA, morando com minha irmã naquele ano, tive que me matricular na escola, com alunos americanos. Fui obrigada a aprender em 6 meses o inglês, enquanto isso passei por várias situações de constrangimento, como ler em voz alta na sala de aula e ter os colegas rindo de mim! Hoje estou completamente adaptada e nem penso em retornar para o Brasil. Sou uma pessoa que adora viajar, conhecer novos lugares, mas no Brasil isso é muito difícil, é muito mais caro.
Sua Profissão ... Professora. Na Tailândia eu era professora do primário e quinta série, aqui nos EUA dou aulas para estudantes universitários, ensino eles a dar aulas. Fiz um mestrado em Linguística aplicada e agora estou fazendo em Tecnologia da Instrução.
Como surgiu a oportunidade de sair de Bagé? Como minha irmã já estava morando nos EUA, meus pais acharam que seria interessante eu passar um mês por lá, para aprender a língua inglesa, só que passei um ano e um mês, apaixonei-me pela língua e decidi ser professora.
As diferenças: Por aqui tudo é muito diferente. Muito seguro, ... muito organizado. Tudo funciona sem problemas. As vezes assisto a novela América eles colocam tudo como um extremo, nunca sofri discriminação, sou legal no país. Aqui ser ilegal é um crime muito sério.
Tailândia? Morei durante nove meses em Phuket, foi uma experiência inesquecível, quero muito voltar lá para passar férias! Não foi fácil estar em um lugar onde não se fala a língua, as pessoas tem que ser muito pacientes com a gente. O Tailandes é extremamente difícil de se aprender. A paisagem em Koh Phi Phi é linda, uma das ilhas mais famosas na Tailândia, que infelizmente foi devastada no tsunami. Lá se come uma fruta que se chama Chompoo e é típica da Tailândia. A escola em que dava aulas se chama Kajonkietsuksa. Na Tailândia existe uma feira onde se encontra de tudo, comida, roupas, sapatos,eletrônicos, carne e variedades. Lá o povo tem costumes estranhos para se alimentar como comer baratas e vermes, um nojo! - reclama Fabi.
Quais são os outros lugares que já conheceu? Coréia do Sul, Japão e Malásia.
Minha vida ... está aqui nos EUA. Meus irmãos estão aqui. Meus pais sempre vêem nos visitar nos finais de ano. Apesar de amar meus amigos que deixei em Bagé, minha família e sentir saudades do tradicional churrasco, sei que não volto mais para o Brasil.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?